Todos precisamos
dizer não, mas isso nem sempre é tarefa fácil. Para alguns a incapacidade de
fazê-lo chega a ser um sério obstáculo ao crescimento pessoal. Aprender a dizer
não de forma coerente é fundamental. Se quisermos ser mais eficientes e felizes
temos de fazê-lo com arte, sem magoar os outros, para que os danos sejam
evitados ou pelo menos reduzidos.
OS MALES DO SIM
INADEQUADO
Para o indivíduo: alguém prometeu algo que não pode ou não quer
fazer, ou concordou sem concordar. O resultado pode ser a sobrecarga de
trabalho ou de compromissos, desgaste de imagem, perda de qualidade,
afastamento dos objetivos. Em conseqüência vem a frustração, a ira, o estresse
e às vezes problemas de saúde. E o pior é que provavelmente a outra parte nem
esteja interessada ou nem valorize todo esse sacrifício.
Para
os outros: Você prefere um não sincero ou uma promessa que nunca será
cumprida? É óbvio que qualquer pessoa sensata vai preferir a negativa ao risco.
É preferível a companhia de alguém que, aparentemente, concorda com suas idéias
ou alguém que discorde de você com justificativas coerentes, sendo honesta,
verdadeira? Quando uma pessoa não sabe dizer não, acaba perdendo credibilidade.
As conseqüências da incapacidade de dizer um não sincero podem ser inúmeros:
erros, prazos não cumpridos, conflitos e desmotivação.
DIGA SIM SEMPRE QUE POSSÍVEL
Há
pessoas que sempre negam solicitações dos outros. Amparados em qualquer
desculpa esfarrapada ou fingindo-se de desentendidos, os egoístas evitam
ajudar, seja por se concentrarem apenas em seus objetivos, seja por maldade. É
evidente que isso traz efeitos colaterais, que mais cedo ou mais tarde se
manifestarão. As pessoas que agem assim têm dificuldade de estabelecer
vínculos, trabalhar em equipe, motivar os outros, “vender” suas idéias.
Há
outras circunstâncias em que as pessoas negam indevidamente. Muitas vezes, por
exemplo, a negativa se deve ao conservadorismo injustificado: o indivíduo não
analisa a solicitação do outro e simplesmente nega com base na tradição ou no
hábito. O medo também traz negativas injustificáveis e precisamos analisar a
situação para separar a prevenção inteligente da preocupação insensata. Igualmente
o capricho e a mesquinharia são fontes negativas sem motivo.
QUANDO DIZER NÃO
·
Todas as vezes em que o sim for contrário aos seus
valores e crenças mais significativas;
·
Todas as vezes em que não houver viabilidade
técnica, econômica, operacional para o atendimento da solicitação;
·
Todas as vezes em que a solicitação for egoísta,
mesquinha, imprópria e houver um custo econômico, social ou pessoal para
atendê-la;
·
Todas as vezes em que o atendimento causar prejuízo
indevido para nós mesmos, para terceiros ou até para quem solicita;
·
Todas as vezes em que as circunstâncias indicarem
que será arriscado atender a solicitação.
Dizer sim quando é necessário dizer não, é
uma forma de enganar os outros.
COMO DIZER NÃO
·
Reflita antes de negar-se necessário, peça tempo
para refletir;
·
Não enrole o outro: dê a resposta o resposta o
quanto antes, mesmo que ela seja negativa;
·
Explique claramente o porquê da negativa;
·
Fale de seus reais sentimentos com relação à
negativa;
·
Comunique de modo a não ferir a auto-estima do
solicitado;
·
Mostre que a negativa se refere à solicitação, não
à pessoa;
· Peça a compreensão do solicitante e ajude o, se
possível, a encontrar uma saída;·
Mostre eventuais perspectivas de atendimento no
futuro, se houver;
·
Reafirme seu apreço pela pessoa e sua vontade de
colaborar.
RECUAR PODE SER UMA BOA SAÍDA
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