Você sabe dizer não?




Todos precisamos dizer não, mas isso nem sempre é tarefa fácil. Para alguns a incapacidade de fazê-lo chega a ser um sério obstáculo ao crescimento pessoal. Aprender a dizer não de forma coerente é fundamental. Se quisermos ser mais eficientes e felizes temos de fazê-lo com arte, sem magoar os outros, para que os danos sejam evitados ou pelo menos reduzidos.

 OS MALES DO SIM INADEQUADO
Às vezes dizemos sim quando deveríamos dizer não. Isso pode trazer
problemas sérios.
Para o indivíduo: alguém prometeu algo que não pode ou não quer fazer, ou concordou sem concordar. O resultado pode ser a sobrecarga de trabalho ou de compromissos, desgaste de imagem, perda de qualidade, afastamento dos objetivos. Em conseqüência vem a frustração, a ira, o estresse e às vezes problemas de saúde. E o pior é que provavelmente a outra parte nem esteja interessada ou nem valorize todo esse sacrifício.
            Para os outros: Você prefere um não sincero ou uma promessa que nunca será cumprida? É óbvio que qualquer pessoa sensata vai preferir a negativa ao risco. É preferível a companhia de alguém que, aparentemente, concorda com suas idéias ou alguém que discorde de você com justificativas coerentes, sendo honesta, verdadeira? Quando uma pessoa não sabe dizer não, acaba perdendo credibilidade. As conseqüências da incapacidade de dizer um não sincero podem ser inúmeros: erros, prazos não cumpridos, conflitos e desmotivação.
  
DIGA SIM SEMPRE QUE POSSÍVEL
Há pessoas que sempre negam solicitações dos outros. Amparados em qualquer desculpa esfarrapada ou fingindo-se de desentendidos, os egoístas evitam ajudar, seja por se concentrarem apenas em seus objetivos, seja por maldade. É evidente que isso traz efeitos colaterais, que mais cedo ou mais tarde se manifestarão. As pessoas que agem assim têm dificuldade de estabelecer vínculos, trabalhar em equipe, motivar os outros, “vender” suas idéias.
Há outras circunstâncias em que as pessoas negam indevidamente. Muitas vezes, por exemplo, a negativa se deve ao conservadorismo injustificado: o indivíduo não analisa a solicitação do outro e simplesmente nega com base na tradição ou no hábito. O medo também traz negativas injustificáveis e precisamos analisar a situação para separar a prevenção inteligente da preocupação insensata. Igualmente o capricho e a mesquinharia são fontes negativas sem motivo.  

QUANDO DIZER NÃO
·         Todas as vezes em que o sim for contrário aos seus valores e crenças mais significativas;
·         Todas as vezes em que não houver viabilidade técnica, econômica, operacional para o atendimento da solicitação;
·         Todas as vezes em que a solicitação for egoísta, mesquinha, imprópria e houver um custo econômico, social ou pessoal para atendê-la;
·         Todas as vezes em que o atendimento causar prejuízo indevido para nós mesmos, para terceiros ou até para quem solicita;
·         Todas as vezes em que as circunstâncias indicarem que será arriscado atender a solicitação.

 Dizer sim quando é necessário dizer não, é uma forma de enganar os outros.

 COMO DIZER NÃO
·         Reflita antes de negar-se necessário, peça tempo para refletir;
·         Não enrole o outro: dê a resposta o resposta o quanto antes, mesmo que ela seja negativa;
·         Explique claramente o porquê da negativa;
·         Fale de seus reais sentimentos com relação à negativa;
·         Comunique de modo a não ferir a auto-estima do solicitado;
·         Mostre que a negativa se refere à solicitação, não à pessoa;
·        Peça a compreensão do solicitante e ajude o, se possível, a encontrar uma saída;·         Mostre eventuais perspectivas de atendimento no futuro, se houver;
·         Reafirme seu apreço pela pessoa e sua vontade de colaborar.
  
RECUAR PODE SER UMA BOA SAÍDA
            Você disse sim, quando deveria Ter dito não. A coragem de recuar pode evitar um erro maior, a perda de tempo, e pode preservar a amizade. Peça a compreensão da pessoa que lhe solicitou algo. Mostre que você realmente gostaria de ajudá-la, mas que não pode fazê-lo, dadas as circunstâncias.

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